
MARKETING
OLFATIVO: FAÇA SUA EMPRESA CHEIRAR A VENDAS
.
Alguns cheiros podem levar o cliente a fechar um pedido, um
contrato, a pagar com gosto um serviço ou produto. É por isso que dizem que o
marketing é um jogo de aprendizagem no qual se constrói, se ganha e se dominam
os mercados:
OS SENTIDOS SE CONVERTEM EM ARGUMENTOS
PARA FOCALIZAR AÇÕES DE MARKETING: RECORDAMOS O 1% DO QUE TOCAMOS, 2% DO QUE
OUVIMOS, 5% DO QUE VEMOS, 15% DO QUE NOS AGRADA E 35% DO QUE CHEIRAMOS.
As estratégias num processo de marketing podem converter-se
muitas vezes em fórmulas vencedoras e assim conseguir o sucesso comercial.
UMA EMPRESA PODE UTILIZAR UM
INSTRUMENTO DE MARKETING E ASSIM AUMENTAR SEUS GANHOS. QUANDO SE VENDE UM
PRODUTO, CHAMAR A ATENÇÃO, O INTERESSE E O DESEJO NO DESTINATÁRIO, É A TAREFA
QUE PROVOCARÁ O INTERCÂMBIO DE RESPOSTAS POR PARTE DO EMISSOR E RECEPTOR.
A maioria dos clientes estão ansiosos por pagar mais pelo
serviço que a sua empresa fornece. Se você investir o seu tempo em educar os
seus clientes antes de fazer uma venda, e continuar a atendê-lo depois de
vender, você estará habilitado a vender a preços mais altos do que os seus
concorrentes menos capazes.
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Aqui alguns exemplos para aplicar o marketing olfativo segundo
comprovam estudos conduzidos pela Fundação para a Pesquisa do Olfato da WJU - WEST VIRGINIA WHEELING JESUIT
UNIVERSITY.
ESCRITÓRIOS E EMPRESAS: A preocupação pelo desempenho humano é cada vez maior, por isso
é essencial desenvolver locais de trabalho agradáveis e que convidem à
produtividade. Isto se complementaria com aromas que ademais aumentem o nível
de atenção.
ESSÊNCIAS SUGERIDAS: MENTA E A ERVA
DOCE DEMONSTRARAM EM VÁRIOS ESTUDOS QUE PODEM AJUDAR A QUE SEJAMOS CAPAZES DE
TRABALHAR COM MAIS VONTADE.
LOJAS DE SELF SERVICE (AUTO-SERVIÇO): Usar aromas referentes aos produtos que a rede oferece
incitariam à compra; assim mesmo, por estar aromatizada, a loja se
diferenciaria da concorrência e o cliente alongaria sua permanência.

EM PADARIA, AROMA DE BROWNIE DE CHOCOLATE,
DE MAÇÃ COM CANELA, DE CAFÉ, ENTRE OUTROS;
EM FRUTAS E VERDURAS, DE KIWI, MAÇÃ,
PÊSSEGO, MELANCIA, OU FRUTAS EM GERAL, POR EXEMPLO.
ESCOLAS: As salas de aula ou auditórios podem ser preparados para
aumentar o nível de concentração dos assistentes. Assim também, pode-se reduzir
neles a sensação de estar em lugares fechados, usando aromas frescos ou da
natureza.
AROMAS SUGERIDOS: COMO O PEPINO E A
MAÇÃ AJUDAM A REDUZIR O TEMOR EM GERAL, E A CLAUSTROFOBIA EM PARTICULAR.
AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE: Neste nicho procuram freqüentemente ferramentas inovadoras que
exponham mais e melhor as marcas de seus clientes. Por isso, eventos
multi-sensoriais são desenvolvidos para que o consumidor memorize uma marca,
estratégia que pode ter bons resultados se chegar ao olfato (ARTIGO: VENDENDO ATRAVÉS
DA COR DO PRODUTO).
AROMAS SUGERIDOS: ESSÊNCIAS QUE
CORRESPONDAM AO CONCEITO DO PRODUTO OU SERVIÇO DO CLIENTE, POR EXEMPLO, O
ALECRIM AUMENTA A SENSAÇÃO DE ENERGIA E COMBATE A DEPRESSÃO, A MENTA É UM
ESTIMULANTE MENTAL.
BARES E CENTROS NOTURNOS: Imagine um bar com decoração tropical, onde as plantas, as cores e os objetos são escolhidos cuidadosamente para re-criar um ambiente natural. Pois bem, agora pensa nesse local com um aroma que te transporte verdadeiramente a essa experiência, não seria agradável?
AROMAS SUGERIDOS: DEPENDENDO O CONCEITO
DO BAR, PODEM USAR ESSÊNCIAS DE FENG SHUI, TROPICAIS (COCO); FRESCOS (PEPINO).
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ESSÊNCIAS: AROMAS RELAXANTES COMO YLANG
YLANG, LAVANDA, CÍTRICOS, E OUTROS. OU, AROMAS OZÔNICOS QUE DÊEM A IMPRESSÃO DE
ESTAR AO AR LIVRE COMO EM BOSQUES, PRAIA, AROMAS MARINHOS, ENTRE OUTROS.
EVENTOS EM GERAL: Transporte-se ao lançamento de um produto, o qual pode ser reforçado com um aroma que contribua a conseguir uma maior retenção deste na mente dos consumidores ou, inclusive, um aroma que vá de acordo com o tema de uma exposição para impactar aos assistentes.
EVENTOS EM GERAL: Transporte-se ao lançamento de um produto, o qual pode ser reforçado com um aroma que contribua a conseguir uma maior retenção deste na mente dos consumidores ou, inclusive, um aroma que vá de acordo com o tema de uma exposição para impactar aos assistentes.
AROMA SUGERIDO: VARIARÁ SEGUNDO O TEMA
DO EVENTO.
LANCHONETES, CAFETERIAS E RESTAURANTES:
Estes tipos de estabelecimento atraem clientes utilizando
gostosos aromas de café, chocolate, baunilha, etc., os quais estimulam o
apetite.
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CONSULTÓRIOS, CLÍNICOS E HOSPITAIS: Este setor adotou esta estratégia com a finalidade de eliminar o conhecido cheiro a hospital e diminuir a tensão das pessoas que aguardam notícias ou tratamentos, aplicando aromas relaxantes, equilibrantes e harmonizastes. E para o setor infantil, aplicam-se aromas que minimizem o medo e a tensão, por exemplo no dentista.
CONSULTÓRIOS, CLÍNICOS E HOSPITAIS: Este setor adotou esta estratégia com a finalidade de eliminar o conhecido cheiro a hospital e diminuir a tensão das pessoas que aguardam notícias ou tratamentos, aplicando aromas relaxantes, equilibrantes e harmonizastes. E para o setor infantil, aplicam-se aromas que minimizem o medo e a tensão, por exemplo no dentista.
AROMAS: MAÇÃ, LAVANDA, TANGERINA, YLANG-YLANG, LARANJA, ENTRE
OUTROS.
POUSADAS E HOTÉIS: Este é um dos nichos que mais se preocuparam pelo conforto de
seus clientes, tentando-lhes uma melhor estadia, ao propiciar-lhes sensações de
tranquilidade e inclusive incitando-os a conciliar o sono.
AROMAS SUGERIDOS: VARIARÁ SEGUNDO O
DESIGN DA POUSADA OU HOTEL, BEM COMO AO EVENTO QUE ESTEJAM PREPARANDO (ARTIGO: VENDER
AGORA OU ESPERAR...?).
MUSEUS E GALERIAS: Geralmente estes lugares requerem um ambiente calmo, propício à
concentração e pode-se construir este ambiente utilizando a aroma terapia;
outra estratégia é aplicar uma fragrância conforme um determinado evento ou
exposição.
AROMAS SUGERIDOS: LAVANDA, ALECRIM,
MENTA, TANGERINA, EUCALIPTO, ENTRE OUTROS.
SALÕES, ESTÉTICAS, SPA'S, SALAS DE PERSONAL TRAINERS: Neste tipo de lugares para o culto do corpo e cuidado pessoal, existe um mito de ser tratada(o) como rainha ou rei por um dia, o qual se pode conseguir usando aromas glamurosos, aromas terapêuticos, etc. Imagine-se numa cama de bronzeamento recebendo uma massagem e respirando um relaxante aroma ozônico que ativa a sensação de estar na praia.
SALÕES, ESTÉTICAS, SPA'S, SALAS DE PERSONAL TRAINERS: Neste tipo de lugares para o culto do corpo e cuidado pessoal, existe um mito de ser tratada(o) como rainha ou rei por um dia, o qual se pode conseguir usando aromas glamurosos, aromas terapêuticos, etc. Imagine-se numa cama de bronzeamento recebendo uma massagem e respirando um relaxante aroma ozônico que ativa a sensação de estar na praia.
ESSÊNCIAS SUGERIDAS: BAMBU, EUCALIPTO, TANGERINA, LARANJA,
ETC.
LOJAS DE AEROPORTOS: Aromas de flores e plantas podem ajudar a diminuir a tensão em
lugares aglomerados e, inclusive, acalmar o estresse provocado pela demora de
um vôo.
AROMAS SUGERIDOS: FLORES E PLANTAS.
OFICINAS E CONCESSIONÁRIAS: Também nos carros e motos é muito utilizado aromatizar o ambiente a base de aromas de polímeros. Sem dúvida que racionalmente entendemos que todas as peças não podem cheirar a "CARRO NOVO", ou seja que o carro foi perfumado com "PERFUME O KM". O mesmo cheiro é utilizado em algumas oficinas e concessionárias para deixar bonitinhos e cheirosos os seminovos...
OFICINAS E CONCESSIONÁRIAS: Também nos carros e motos é muito utilizado aromatizar o ambiente a base de aromas de polímeros. Sem dúvida que racionalmente entendemos que todas as peças não podem cheirar a "CARRO NOVO", ou seja que o carro foi perfumado com "PERFUME O KM". O mesmo cheiro é utilizado em algumas oficinas e concessionárias para deixar bonitinhos e cheirosos os seminovos...
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