quinta-feira, 28 de março de 2013

Estudos Aromáticos



Resgatando a arte de curar

 
 
Óleos Essenciais

Os Óleos Essenciais são a forma de energia vegetal mais concentrada que existe, para se obter um litro de Óleo Essencial são necessárias centenas de quilos de plantas.
 
São substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas constituindo matéria-prima para a indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia. Essas substâncias orgânicas puras são consideradas a “alma” da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas.
 
Os óleos são procedentes dos mais variados cantos do mundo e seu preço é sempre elevado e individual quando comparado com as diversas essências comercializadas que, ao contrário dos óleos essenciais, São produzidas sinteticamente em laboratório, possuindo em geral um cheiro agradável mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.
 
Os óleos essenciais normalmente devem ser misturados a óleos vegetais que funcionam como Carreadores, alguns até podem ser utilizados diretamente na pele com cautela e correta indicação. Não se engane ao comprar óleos hidratantes perfumados, comece verificando se possui em sua composição óleos minerais, tais como Parafina, Vaselina ou qualquer outro componente terminado com “ina”, eles são sintéticos, fabricados a partir de Petróleo, que ao contrário de hidratar a pele apenas criam um película oleosa superficial que não fornece nenhum nutriente,  traz um alívio paliativo e temporário e a impede de respirar.

Óleos Essenciais mais utilizados:
 

Óleo Essencial de Alecrim– Rosmarinus officinalis
O Óleo Essencial de Alecrim há muito é considerada planta sagrada. Cresce naturalmente nos países mediterrâneos. É usado na culinária e como erva medicinal. O óleo é refrescante, estimulante e indicado para a memória, concentração e para aliviar dores de cabeça e dores musculares. Também é excelente tônico para o couro cabeludo e problemas como queda de cabelo e caspa. 
 
Óleo Essencial de Canela - Cinnamomun zeylanicum
Uma das especiarias mais antigas que se tem notícia, o Óleo Essencial de Canela é geralmente destilado da casca interna e das folhas. Ele tem um aroma forte, doce, temperado e deve ser bem diluído antes do uso, pois pode causar irritações. As poderosas propriedades da Canela podem ser úteis para tonificar o sistema circulatório, respiratório e digestivo.

Óleo Essencial de Eucalipto - Eucalyptus globulus
O Óleo Essencial de Eucalipto há séculos é usado como óleo medicinal. Destilado de folhas da árvore, é um óleo quente e emana aroma semelhante à cânfora. É muito usado em inalações para aliviar os sintomas da gripe, sinusite e tosse com muco. É também um poderoso anti-séptico, podendo ser utilizado para eliminar germes aéreos.

Óleo Essencial Lemongrass - Cymbopogon citratus
O Óleo Essencial de Lemongrass é natural da Índia, é conhecido também como Capim-Limão e Capim-Cidreira. Tem o aroma forte do limão e de grama fresca. É poderosa bactericida e excelente auxiliar no tratamento de pele, acne e poros dilatados. Alivia enxaquecas. Ótimo se usado em escalda pés. É também bom repelente de insetos.

Óleo Essencial de Lavanda - Lavandula officinalis
O Óleo Essencial de Lavanda tem uma fragrância doce e familiar e é um dos óleos mais usados na Aromaterapia. Ajuda a equilibrar o sistema nervoso, a aliviar dores de cabeça e a diminuir a insônia. Também é um excelente anti-séptico, cicatrizante e pode ser usado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação de pele.

 
Óleo Essencial de Laranja - Citrus aurantium linne
O Óleo Essencial de Laranja é extraído da casca da laranja doce, tem perfume suave e refrescante. Ele é indicado no tratamento de problemas digestivos, como calmante e como auxiliar no combate a insônia.

Importante!
Óleos essenciais são substâncias altamente concentradas e devem ser usados sempre diluídos. Uso externo. Para usá-los puros sobre a pele e para uso interno (alguns óleos essenciais podem ser ingeridos), somente com prescrição e acompanhamento de um médico ou terapeuta qualificado.


quinta-feira, 21 de março de 2013


MARKETING OLFATIVO: FAÇA SUA EMPRESA CHEIRAR A VENDAS
.
Alguns cheiros podem levar o cliente a fechar um pedido, um contrato, a pagar com gosto um serviço ou produto. É por isso que dizem que o marketing é um jogo de aprendizagem no qual se constrói, se ganha e se dominam os mercados:
OS SENTIDOS SE CONVERTEM EM ARGUMENTOS PARA FOCALIZAR AÇÕES DE MARKETING: RECORDAMOS O 1% DO QUE TOCAMOS, 2% DO QUE OUVIMOS, 5% DO QUE VEMOS, 15% DO QUE NOS AGRADA E 35% DO QUE CHEIRAMOS. 
As estratégias num processo de marketing podem converter-se muitas vezes em fórmulas vencedoras e assim conseguir o sucesso comercial.
UMA EMPRESA PODE UTILIZAR UM INSTRUMENTO DE MARKETING E ASSIM AUMENTAR SEUS GANHOS. QUANDO SE VENDE UM PRODUTO, CHAMAR A ATENÇÃO, O INTERESSE E O DESEJO NO DESTINATÁRIO, É A TAREFA QUE PROVOCARÁ O INTERCÂMBIO DE RESPOSTAS POR PARTE DO EMISSOR E RECEPTOR.
A maioria dos clientes estão ansiosos por pagar mais pelo serviço que a sua empresa fornece. Se você investir o seu tempo em educar os seus clientes antes de fazer uma venda, e continuar a atendê-lo depois de vender, você estará habilitado a vender a preços mais altos do que os seus concorrentes menos capazes.
.
Aqui alguns exemplos para aplicar o marketing olfativo segundo comprovam estudos conduzidos pela Fundação para a Pesquisa do Olfato da WJU - WEST VIRGINIA WHEELING JESUIT UNIVERSITY.

ESCRITÓRIOS E EMPRESAS:  A preocupação pelo desempenho humano é cada vez maior, por isso é essencial desenvolver locais de trabalho agradáveis e que convidem à produtividade. Isto se complementaria com aromas que ademais aumentem o nível de atenção.
ESSÊNCIAS SUGERIDAS: MENTA E A ERVA DOCE DEMONSTRARAM EM VÁRIOS ESTUDOS QUE PODEM AJUDAR A QUE SEJAMOS CAPAZES DE TRABALHAR COM MAIS VONTADE.

LOJAS DE SELF SERVICE (AUTO-SERVIÇO):  Usar aromas referentes aos produtos que a rede oferece incitariam à compra; assim mesmo, por estar aromatizada, a loja se diferenciaria da concorrência e o cliente alongaria sua permanência.
ESSÊNCIAS SUGERIDAS: NO DEPARTAMENTO DE PESCADOS E MARISCOS: PEPINO, ALFACE OU OUTROS, PARA MINIMIZAR A INTENSIDADE DOS FRUTOS DO MAR;
EM PADARIA, AROMA DE BROWNIE DE CHOCOLATE, DE MAÇÃ COM CANELA, DE CAFÉ, ENTRE OUTROS;
EM FRUTAS E VERDURAS, DE KIWI, MAÇÃ, PÊSSEGO, MELANCIA, OU FRUTAS EM GERAL, POR EXEMPLO.

ESCOLAS: As salas de aula ou auditórios podem ser preparados para aumentar o nível de concentração dos assistentes. Assim também, pode-se reduzir neles a sensação de estar em lugares fechados, usando aromas frescos ou da natureza.
AROMAS SUGERIDOS: COMO O PEPINO E A MAÇÃ AJUDAM A REDUZIR O TEMOR EM GERAL, E A CLAUSTROFOBIA EM PARTICULAR.

AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE:  Neste nicho procuram freqüentemente ferramentas inovadoras que exponham mais e melhor as marcas de seus clientes. Por isso, eventos multi-sensoriais são desenvolvidos para que o consumidor memorize uma marca, estratégia que pode ter bons resultados se chegar ao olfato (ARTIGO: VENDENDO ATRAVÉS DA COR DO PRODUTO).
AROMAS SUGERIDOS: ESSÊNCIAS QUE CORRESPONDAM AO CONCEITO DO PRODUTO OU SERVIÇO DO CLIENTE, POR EXEMPLO, O ALECRIM AUMENTA A SENSAÇÃO DE ENERGIA E COMBATE A DEPRESSÃO, A MENTA É UM ESTIMULANTE MENTAL.

BARES E CENTROS NOTURNOS:  Imagine um bar com decoração tropical, onde as plantas, as cores e os objetos são escolhidos cuidadosamente para re-criar um ambiente natural. Pois bem, agora pensa nesse local com um aroma que te transporte verdadeiramente a essa experiência, não seria agradável?
AROMAS SUGERIDOS: DEPENDENDO O CONCEITO DO BAR, PODEM USAR ESSÊNCIAS DE FENG SHUI, TROPICAIS (COCO); FRESCOS (PEPINO).

FINANCEIRAS BANCOS:  Estes estabelecimentos se associam ao estresse devido às horas perdidas numa fila de espera. Isto pode ser minimizado com um aroma que aumente o bom humor, convertendo a espera num momento mais agradável.
ESSÊNCIAS: AROMAS RELAXANTES COMO YLANG YLANG, LAVANDA, CÍTRICOS, E OUTROS. OU, AROMAS OZÔNICOS QUE DÊEM A IMPRESSÃO DE ESTAR AO AR LIVRE COMO EM BOSQUES, PRAIA, AROMAS MARINHOS, ENTRE OUTROS.

EVENTOS EM GERAL:  Transporte-se ao lançamento de um produto, o qual pode ser reforçado com um aroma que contribua a conseguir uma maior retenção deste na mente dos consumidores ou, inclusive, um aroma que vá de acordo com o tema de uma exposição para impactar aos assistentes.
AROMA SUGERIDO: VARIARÁ SEGUNDO O TEMA DO EVENTO.
 
LANCHONETES, CAFETERIAS E RESTAURANTES:  Estes tipos de estabelecimento atraem clientes utilizando gostosos aromas de café, chocolate, baunilha, etc., os quais estimulam o apetite.
.
CONSULTÓRIOS, CLÍNICOS E HOSPITAIS:  Este setor adotou esta estratégia com a finalidade de eliminar o conhecido cheiro a hospital e diminuir a tensão das pessoas que aguardam notícias ou tratamentos, aplicando aromas relaxantes, equilibrantes e harmonizastes. E para o setor infantil, aplicam-se aromas que minimizem o medo e a tensão, por exemplo no dentista.
AROMAS: MAÇÃ, LAVANDA, TANGERINA, YLANG-YLANG, LARANJA, ENTRE OUTROS.

POUSADAS E HOTÉIS:  Este é um dos nichos que mais se preocuparam pelo conforto de seus clientes, tentando-lhes uma melhor estadia, ao propiciar-lhes sensações de tranquilidade e inclusive incitando-os a conciliar o sono.
AROMAS SUGERIDOS: VARIARÁ SEGUNDO O DESIGN DA POUSADA OU HOTEL, BEM COMO AO EVENTO QUE ESTEJAM PREPARANDO (ARTIGO: VENDER AGORA OU ESPERAR...?).

MUSEUS E GALERIAS:  Geralmente estes lugares requerem um ambiente calmo, propício à concentração e pode-se construir este ambiente utilizando a aroma terapia; outra estratégia é aplicar uma fragrância conforme um determinado evento ou exposição.
AROMAS SUGERIDOS: LAVANDA, ALECRIM, MENTA, TANGERINA, EUCALIPTO, ENTRE OUTROS.

SALÕES, ESTÉTICAS, SPA'S, SALAS DE PERSONAL TRAINERS:  Neste tipo de lugares para o culto do corpo e cuidado pessoal, existe um mito de ser tratada(o) como rainha ou rei por um dia, o qual se pode conseguir usando aromas glamurosos, aromas terapêuticos, etc. Imagine-se numa cama de bronzeamento recebendo uma massagem e respirando um relaxante aroma ozônico que ativa a sensação de estar na praia.
ESSÊNCIAS SUGERIDAS:  BAMBU, EUCALIPTO, TANGERINA, LARANJA, ETC.

LOJAS DE AEROPORTOS:  Aromas de flores e plantas podem ajudar a diminuir a tensão em lugares aglomerados e, inclusive, acalmar o estresse provocado pela demora de um vôo.
AROMAS SUGERIDOS: FLORES E PLANTAS.

OFICINAS E CONCESSIONÁRIAS:  Também nos carros e motos é muito utilizado aromatizar o ambiente a base de aromas de polímeros. Sem dúvida que racionalmente entendemos que todas as peças não podem cheirar a "CARRO NOVO", ou seja que o carro foi perfumado com "PERFUME O KM". O mesmo cheiro é utilizado em algumas oficinas e concessionárias para deixar bonitinhos e cheirosos os seminovos... 

terça-feira, 19 de março de 2013


Os Aromas que auxiliam à saúde...

Gente lendo mais sobre os benefícios dos aromas e óleos essenciais para a nossa saúde me deparei com uma reportagem muito bacana sobre o assunto. 
Que existem pesquisas a respeito da aromaterapia como promoção à saúde, isso nós aqui já sabíamos, agora que já existe aval a respeito por cientistas de todo o mundo, confesso que me assustei...

Cada vez mais estudos sinalizam os benefícios à saúde da aromaterapia, a ciência que investiga o efeito dos aromas extraídos de plantas. Universidades de diferentes regiões do mundo revelam que os óleos essenciais (substâncias retiradas de folhas, raízes, resinas, frutos e flores) são excelentes agentes antimicrobianos, antibacterianos e antivirais.
seu conhecimento pelo mundo. Hoje, se tornou um mestre da aromaterapia.

ÓLEOS ESSENCIAIS COMO MEDICAMENTOS
As plantas medicinais são um dos recursos mais antigos no cuidado da saúde. Mas o que as pesquisas recentes revelam é que a inalação dos óleos essenciais produzidos por elas pode agir positivamente sobre o físico, além de influir no bem-estar psicológico.
O sistema olfativo transforma os componentes químicos inalados em impulsos neurológicos, que atingem diferentes áreas cerebrais. Esses impulsos chegam a glândulas, inicialmente no cérebro, que estimulam nosso sistema de defesa.
Paralelamente, também influenciam a zona cerebral em que nascem as emoções, o chamado sistema límbico.

NOVO CAMPO PARA A SAÚDE
Assim como a boa nutrição, a meditação e a qualidade de vida, os óleos essenciais já são reconhecidos como antibacterianos, antimicrobianos ou antivirais. Se aspergidos em um ambiente, matam as bactérias patogênicas ali presentes.
Um cientista chamado, David Crow menciona em seu livro - Em Busca do Buda da Medicina, editado no Brasil pela Pensamento e traduzido pela monja budista Tenzin Namdrol - que uma professora que aspergiu na sala de aula uma solução aquosa contendo óleos essenciais de alecrim e eucalipto e obteve um rendimento superior nas notas de seus alunos. "A atenção aumentou e as faltas por gripes e resfriados diminuíram, pois o eucalipto atua sobre os brônquios e o sistema imunológico", descreve o terapeuta.

BENEFÍCIO COLETIVO
Outra vantagem é que podem ser usados coletivamente por meio de aspersores ambientais. "É o que eu chamo de Programa de Imunidade Comunitária, que está baseado na medicina social preventiva. É possível que os hospitais usem aspersores ambientais para diminuir o risco de infecção. Os óleos também poderão ser úteis em caso de epidemias, como a da gripe. Já existem estudos apontando na direção da capacidade dos óleos em destruir bactérias patogênicas e vírus", afirma o terapeuta.
Os óleos à base de álcoois terpenos, como o tea tree, o Eucalyptus radiata e a manjerona, são eficientes para esses casos. Os cítricos têm capacidade antiinflamatória e antibacteriana, como os óleos de bergamota, lima, limão, laranja, capim-limão, melissa e petit grain. Essências de coriandro, tomilho, palma-rosa, hortelã-pimenta e sálvia têm forte ação antimicrobiana, só para citar alguns.

COMBATE AO DÉFICIT DE ATENÇÃO
Nos Estados Unidos, óleos puros de melissa e lavanda têm sido usados para combater um dos grandes problemas da educação, que é o déficit de atenção infantil. "As crianças são superestimuladas em muitas áreas por meio de internet, TV, games. Com isso, não conseguem manter o foco em uma atividade durante muito tempo. Esses óleos tranqüilizam e, combinados com o alecrim, melhoram a concentração", explica.

EFEITOS DA MELISSA
A melissa pode ser empregada para facilitar a aprendizagem porque estimula os receptores de acetilcolina, o neurotransmissor relacionado às funções cognitivas (de aprendizagem).
Segundo estudos do Instituto de Saúde e Velhice de Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra, o óleo de melissa também é recomendado aos doentes de Alzheimer (que apresentam um grande déficit de acetilcolina), como coadjuvante para melhorar a memória.
Além de proteger contra os danos causados por radicais livres, considerados um dos fatores que mais contribuem para o aparecimento da doença. A melissa também é um óleo sedativo suave recomendado para as pessoas agitadas.

LAVANDA E ALECRIM
Quando testado pela Escola de Medicina da Universidade de Miami, comprovou-se, por meio do eletroencefalograma, que o óleo de lavanda aumenta as ondas beta, que correspondem a um estado mais relaxado.
Outros benefícios medidos: queda no índice de depressão e aumento da habilidade em computar dados (embora não de maneira rápida). O óleo de alecrim, por sua vez, favorece o estado de alerta, a diminuição da ansiedade e a capacidade de computar informações muito rapidamente. Portanto, são complementares e podem ser usados de forma alternada.

AVANÇOS REGISTRADOS
O terapeuta David Crow relaciona no site www.floracopeia.com vários estudos sobre óleos essenciais, separados por ação e instituições responsáveis pela pesquisa. Conheça alguns exemplos:
Canela, capim-limão, lavanda e tea tree (antifúngicos)
Testes que provaram a ação antifungicida desses óleos foram descritos pela Universidade Teikyo, em Tóquio, Japão.
Heliotropina (fragância que dá um cheiro doce à baunilha)
Pesquisa feita pelo Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, EUA, constatou que o óleo relaxou pacientes que deveriam passar por procedimentos dolorosos, facilitando o trabalho dos médicos.
Melissa (óleo antiviral)
Pesquisa da Universidade de Cukurova, em Adana, Turquia, acompanhou a ação do óleo em doenças causadas por vírus como o da hepatite.
Sálvia e capim-limão (óleos antimicrobianos)
O efeito dessas essências, em processos infecciosos das vias urinárias, foi relatado pela Universidade de Taubaté, em São Paulo. A flor de lavanda produz um dos óleos essenciais mais pesquisados e benéficos ao homem.

Batom Matte Tint Eudora

18 horas de duração, será? A resenha de hoje é um dos lançamentos mais  recentes da Eudora! O escolhido da vez é o batom Matte Tint! ...

Meu Canal do YouTube